fbpx
5 eventos do eSocial relacionados à Medicina e Saúde do Trabalho

5 eventos do eSocial relacionados à Medicina e Saúde do Trabalho

O eSocial já é uma realidade para muitas empresas e nele consta eventos a serem informados. Dentre eles, existem várias normas regulamentadoras em torno da Medicina e Segurança do Trabalho que precisam ser informados no sistema. Com a integração desse sistema governamental, o número de eventos são 5:

  • S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho;
  • S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • S-2220 – Monitoramento de Saúde do Trabalhador;
  • S-2240 – Condições Ambientais de Trabalho – Fatores de risco;
  • S-2245 – Treinamentos e Capacitações.
Vamos agora abordar cada um desses eventos separadamente para você compreenda as suas diferenças e como constar nos registros.

Evento S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho

Serão cadastrados e descritos cada ambiente existente na empresa, dando-os um respectivo código. Com esse código será evitado a redundância de informações. Nesse momento não há vínculos de qualquer trabalhador aos ambientes, sendo uma informação geral.

Evento S-2210 – Comunicação de acidente de trabalho

Este evento comunica acidente de trabalho pelo empregador, ainda que não haja afastamento do trabalhador de suas atividades laborais.  

 Evento S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador

Este evento consiste no acompanhamento da saúde do trabalhador durante o seu contrato de trabalho, com os dados relacionados aos atestados de saúde ocupacional (ASO) e exames complementares.  

Evento S-2240

É neste evento que é feito o vínculo do trabalhador a cada ambiente codificado no evento S-1060, identificando os fatores de risco que o trabalhador estará exposto. Também será declarado a existência de EPCs e EPIs. São essas informações que serão levadas em consideração para determinar o pagamento de insalubridade, periculosidade ou recolhimento do FAE.

Evento S-2245

Serão informados os treinamentos, capacitações e exercícios simulados, bem como os trabalhadores autorizados a realizar intervenções em redes elétricas, máquinas e equipamentos.    
    Unificar todos os dados dos colaboradores agiliza todo o processo de contratação e monitoramento de saúde do trabalhador. A Senior – Unidade Norte do Paraná – traz a solução completa para a sua empresa se adequar ao eSocial com o mínimo de impacto.