Publicado em 14 de Dezembro de 2020
Antes de qualquer coisa, vamos entender o significado de ERP. Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa) é um sistema de organização que integra todos os setores da empresa, como: finanças, manufatura, suprimentos, qualidade, vendas e serviços em apenas um sistema. No Brasil, esse sistema é conhecido mais popularmente como Sistema de Gestão Empresarial.
Através do sistema ERP, é possível otimizar a comunicação dos setores e reduzir consideravelmente os custos. Atualmente a gestão por meio do ERP passou a ser uma realidade também para micro e pequenas empresas.
O principal benefício do sistema ERP é a melhora na organização das empresas. Para analisar se a sua empresa está com a organização em dia ou precisa de uma otimização, analise alguns aspectos:
Qualquer falha em armazenamento de dados, acesso ou transmissão de informações dentro da empresa pode demonstrar uma falha no processo de gestão de dados. Manter uma rotina para a funcionalidade dos processos é primordial dentro de um negócio, e o sistema de ERP pode te ajudar nessa tarefa.
Redução do tempo gasto em organização: muitos dos processos que são otimizados pelo sistema ERP acontecem de forma automática, sem a necessidade de realizar muitas tarefas manuais. Isso reduz consideravelmente o tempo gasto em processos.
Redução das chances de erros: com um sistema automatizado e centralizado, o controle é feito de maneira mais prática e inteligente, podendo localizar inconsistências de maneira mais eficaz.
Facilitação do processo de decisão: com o acesso mais facilitado aos dados em um sistema único, é mais fácil gerar relatórios diversos para auxiliar a gestão no processo de tomada de decisão, desde o controle de estoque, até a implementação de um novo projeto.
Baixo Custo: O serviço de ERP é oferecido por diversas empresas e existem vários planos disponíveis no mercado, se adequando a diversos tamanhos de empresa e orçamentos.
Outras vantagens a serem consideradas:
Os processos gerenciados por meio do ERP se tornam mais eficazes e inteligentes, tornando o fluxo interno de informações de uma empresa muito mais fácil de administrar. Além disso, nos processos onde a troca de informações ocorre entre mais de um setor, a chance de erro é muito menor.
O importante é fazer uma análise criteriosa sobre a empresa que fornecerá o serviço ou o software a ser utilizado para a implementação do sistema.